




Santiago é a capital do Chile e centro de sua grande conturbação. Também é o centro cultural, administrativo e financeiro do país. Está localizada no vale central chileno, a uma altitude de 520 metros em relação ao nível do mar. Com mais de 6 milhões de habitantes, concentra 35,9% da população total do país. Mesmo sendo capital, o centro legislativo do Chile se encontra em Valparaíso (a 100km. de distância de Santiago).
Esta metrópole, chamada de Grande Santiago (Gran Santiago) ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que inclui 26 comunas de maneira íntegra e a 11 comunas em forma parcial. A maior parte de Santiago se encontra dentro da Província de Santiago, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante e, se estende por mais de 641km².
É considerada uma das cidades da América Latina com melhor qualidade de vida. Possui vários títulos como o de Terceira melhor capital da América para se viver, entre outros, como A cidade mais segura do hemisfério sul. É sede da CEPAL e dos principais organismos governamentais, financeiros, administrativos e comerciais do Chile.
Injustamente relegada a segundo plano, Santiago hoje é apenas a escala de uma viagem à Patagônia, ao Atacama, aos Lagos Andinos ou a alguma estação de esqui. Pena. Quem não caminha pela capital do Chile, deixa de curtir a atual prosperidade econômica, as ruas limpas e seguras, as construções com ar europeu de alguns bairros e a modernidade dos prédios de aço escovado e vidro fumê. O principal: perde um pouco de sua história e suas tradições.
Tome a troca da guarda, por exemplo, e veja como o lema dos carabineiros do Chile é levado muito a sério: "Ordem e Pátria". O espetáculo acontece no Palácio de La Moneda, sede do governo nacional. Dali, pela porta de serviço na Calle Morandé, saiu o corpo de Salvador Allende na manhã de 11 de setembro de 1973, dia do golpe dado por Pinochet. A porta foi emparedada no governo militar porque se temia que o povo rendesse culto ali ao presidente socialista, mas agora está aberta.
É muito bom caminhar, por exemplo, pelo Paseo Ahumada, o primeiro boulevard construído em Santiago. Ou descobrir o Morro Santa Lucia, onde o conquistador espanhol Pedro de Valdivia fundou Santiago del Nuevo Extremo, em 12 de fevereiro de 1541. Ali se podem admirar fontes, chafarizes e canhões de defesa.
Bem-humorada, a população santiaguina, como no resto do país, trata muito bem os turistas brasileiros. Os vendedores do Mercado Central, por exemplo, sempre fazem a piadinha de pegar um pequeno polvo e dizer sorrindo: "Aqui está seu presidente Lula".
=============================================================================
Bem, Santiago me mostrou ser uma cidade linda, segura (muito segura). O trânsito é caótico, mas você pode se locomover por outras vias.
Uma capital linda e majestosa, com um povo simpático, sempre esbanjando piadas e sorrisos para os turistas. Com certeza vale a pena você dar uma conferida em Santiago.
Andei a pesquisar e Santiago é uma capital realmente barata de se visitar. Uma viagem aérea, com 3 dias e 2 noites sai a partir de R$ 1.200. Com toda certeza vale a pena!
Ah, sem contar que o Chile fabrica os melhores vinhos da América do Sul. Então, não esqueçam de incluir as vinícolas chilenas em seu roteiro.
Boa viagem!

Nenhum comentário:
Postar um comentário